Entenda como terminar o ensino médio

Carreiras — Escrito por

Está em busca de opções para terminar o ensino médio? Então confira agora como fazer isso!

O certificado do ensino médio pode fazer muita falta na vida adulta, afinal, a maioria dos empregos e concursos exigem que os candidatos tenham pelo menos essa formação.

Mas não é apenas na hora de conseguir um emprego que o ensino médio faz falta. Para iniciar a faculdade, e, na maioria das vezes, até mesmo para realizar cursos livres e de capacitação profissional o certificado escolar também é exigido.

Em resumo, a falta do diploma do ensino médio resulta em perdas de boas oportunidades profissionais. A boa notícia é que existem várias formas de conseguir terminar o ensino médio, mesmo após o tempo habitual.

Como terminar o ensino médio?

Existem várias modalidades de ensino destinadas para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio. Confira a seguir quais são elas!

O EJA e o CEEJA são modalidades de ensino da rede pública

Uma das formas mais conhecidas para concluir o ensino médio é a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse curso é oferecido nas escolas públicas e permite que o aluno conclua cada série em apenas 6 meses. Por se tratar de uma iniciativa pública, o EJA é totalmente gratuíto.

Quem não consegue frequentar as aulas do EJA, pode optar pelo Centro  Estadual de Educação para Jovens e Adultos (CEEJA). Nessa modalidade, o aluno recebe um material para estudar em casa, sendo necessário comparecer à escola apenas para tirar dúvidas. Se você tem  o intuito de descobrir se há uma unidade do CEEJA na sua cidade, basta entrar em contato com a Secretária de Educação.

O supletivo é realizado presencialmente ou a distância, em instituições privadas

Assim como o EJA, o supletivo permite que o aluno conclua cada série faltante em apenas 6 meses. Porém, essa modalidade de ensino é oferecida por instituições privadas, sendo necessário pagar taxa de matrícula e mensalidades. O supletivo pode ser realizado tanto presencialmente como a distância.

E ainda, tem o Encceja, uma das formas mais práticas de se conseguir o certificado do ensino médio, só que para isso vai ser exigido bastante foco e disciplina. Confira abaixo como funciona o Encceja!

Como terminar o ensino médio pelo Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) não se trata de um curso, mas sim de uma prova composta por 30 questões.

Os temas abordados no exame são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como o Encceja não é um curso, o aluno precisa estudar por conta própria, por meio de livros, internet, vídeos, etc. É importante saber também que o INEP, órgão que aplica a prova, disponibiliza em seu site as apostilas com o conteúdo que cai no exame.

O que fazer depois de terminar o ensino médio?

Após a conclusão do ensino médio, o aluno vai se deparar com uma série de novas oportunidades, por exemplo, a chance de começar uma faculdade. O ingresso na faculdade possibilita que esse aluno entre no mercado de trabalho e conquiste cargos mais altos que paguem bem.

Uma das melhores formas de entrar na faculdade é por meio da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota do Enem é possível conseguir uma vaga na universidade pública por meio do Sisu ou pagar mais barato na faculdade privada através de programas como ProUni. Assim, tem ainda a possibilidade de concorrer a um financiamento estudantil pelo FIES.

Porém, a maneira menos burocrática de iniciar o ensino superior é entrando na faculdade privada por meio do ingresso direto. Basta informar à instituição a nota obtida no Enem e se a pontuação for a mínima aceitável o candidato poderá iniciar o curso.

Onde estudar por meio do ingresso direto?

Como o ingresso direto é a forma mais simples de iniciar o ensino superior, vamos lhe informar algumas faculdades que aceitam esse tipo de ingresso.

Todas elas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem mensalidades acessíveis.

E mais, oferecem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades.

Veja também:

O que é Enem?

Saiba tudo sobre a prova do Encceja e veja onde estudar

Com tantas opções para terminar o ensino médio, não há razões para deixar de estudar, não é mesmo? Até quem tem pouco tempo disponível consegue, afinal existe a possibilidade de estudar a distância.

Então, não perca mais tempo e corra atrás do seu certificado. Aproveite e comente abaixo quando pretende iniciar os estudos!

Comente