O que é o SiSU

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema informatizado, que seleciona os candidatos mais aptos, segundo suas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para ingressar em uma das Universidades Públicas do Brasil. O sistema é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação).

Como funciona o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada consiste em apenas uma etapa de inscrição, na qual o candidato escolhe concorrer pelas vagas de concorrência aberta ou as vagas destinadas ao sistema de cotas, que abrange afrodescendentes, indígenas, entre outros. Feito isso o candidato escolhe a Universidade e o Curso em que pretende ingressar. Ao longo do processo de inscrição é permitido alterar suas opções quantas vezes quiser, sendo que uma escolha sobrescreve a outra, ou seja, somente a ultima opção escolhida que o candidato confirme será válida.

Terminado o período de inscrição, o próprio sistema calcula as notas do Enem de cada aluno e seleciona os melhores classificados para preencher a vaga no curso da Universidade desejada. São selecionados apenas o número de candidatos igual ao número de vagas que o curso oferece. A cada chamada o candidato tem um prazo para fazer sua matrícula no curso da Instituição de Ensino em que se inscreveu e só assim sua vaga será confirmada. São feitas 3 (três) chamadas.

Após todas as chamadas, quem não conseguiu garantir nenhuma vaga e manifestar interesse no prazo indicado, poderá entrar para a lista de espera do curso e da instituição desejada. Se um candidato que conseguiu se matricular desistir da vaga de um curso, o primeiro da lista de  espera segundo sua classificação com a nota do Enem, será chamado para ocupar sua vaga.

Como se inscrever

A inscrição é feita única e exclusivamente no site do SiSU utilizando o número de inscrição e a senha do Enem. Se o candidato perder sua senha, pode recuperá-la no site do Inep.

A nota do Enem fica registrada pelo Inep por até 2 anos, portanto é permitido usar a nota do Enem de até 2 anos anteriores.

Nota do Enem

As notas do candidato no SiSU serão informadas no momento em que o candidato acessar o sistema, com o número de inscrição do Enem e a senha.

Se a Instituição a qual o aluno pretende ingressar usa o sistema de peso nas notas de cada prova, para qualquer curso, o sistema do SiSU calcula automaticamente o peso e dá uma nova nota para o aluno concorrer àquela vaga.

Sobre o Resultado

Ao sair o resultado do SiSU, será possível consultá-lo no Boletim de Acompanhamento, no próprio site do SiSU, nas Instituições participantes e entrando em contato com o MEC – 0800-616161.

Os critérios de desempate são:

  • Maior nota na redação;
  • Maior nota em Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota em Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota em de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

SiSU e Prouni

É permitido que o candidato que se inscreveu no SiSU também se inscreva no ProUni, e vice versa, porém se aprovado nas duas opções, o candidato deverá optar por apenas uma. Pois não é permitido que um candidato faça um curso gratuito de uma Universidade Pública e tenha uma bolsa conquistada através do Prouni em um curso superior em alguma Instituição Privada.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]