Tudo sobre o Sisutec

Sisutec — Escrito por

Para quem concluiu o ensino médio no ano passado e agora pretende iniciar um curso profissionalizante, o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) é uma excelente oportunidade.

Consiste em um sistema informatizado do Ministério da Educação (Mec) no qual instituições privadas e públicas oferecem vagas em seus cursos técnicos profissionalizantes para quem tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso você tenha interesse em participar, saiba que o procedimento é bastante simples. Basta entrar no site do Sisutec e realizar a inscrição. É importante ter em mãos o número e a senha do seu cadastro no Enem, do contrário não será possível realizar o processo.

Outros requisitos para participar

Além de contar com o número e senha de inscrição do Enem o candidato não pode ter zerado na redação e deve ter alcançado uma boa pontuação para que tenha mais chances na seleção.

É vedada a participação de quem já está inscrito em um curso técnico ou superior. Oitenta e cinco por cento das vagas são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio na escola pública ou que tenham sido bolsistas integrais na particular.

Estudantes que se declaram pretos, pardos ou indígenas também tem vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas, nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

Como efetuar a inscrição:

Ao entrar no site do Sisutec você pode optar por dois cursos diferentes. Antes será preciso confirmar todos os dados para só depois pesquisar o curso e a universidade na qual gostaria de estudar. Verifique o número de vagas e todos os documentos que precisará apresentar caso seja selecionado.

Neste ano são 291.338 vagas para 122 cursos, em 937 instituições do país. Além da primeira chamada você ainda terá duas chances de seleção – na segunda lista e vagas remanescentes. Para esta última será preciso manifestar o interesse pelo site novamente.

As inscrições começam no dia 17 de março e o resultado da primeira chamada sai no dia 25 do mesmo mês. Durante este período será possível mudar a opção de curso. A segunda lista será divulgada no dia 1ª de abril.

Fui selecionado e agora?

Caso tenha sido selecionado no Sisutec o próximo passo é entrar em contato com a instituição escolhida para saber o horário para matrícula. Fique atento a todas as instruções, pois há um período estipulado previamente para a matrícula.

Números do Sisutec

A primeira edição do Sisutec aconteceu e 2013 quando foram efetuadas 383.080 inscrições para 239.792 vagas. Agora, em 2014, o número de oportunidades cresceu (como já foi mostrado anteriormente) e a maior concentração de vagas está na região Sudeste.

Entre os cursos com mais vagas estão o técnico em logística, seguido por segurança do trabalho, técnico em informática, técnico em enfermagem e técnico em informática para a internet. O Sisutec é realizado duas vezes ao ano.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Sisutec é só entrar no site e efetuar a sua inscrição. Se você não atende aos requisitos – no caso de não ter feito o Enem, por exemplo -, pelo menos já tem o conhecimento de mais essa oportunidade para dar continuidade aos estudos.

Tags: , ,

Comente