A Universidade Caxias do Sul abriu as inscrições nesta terça-feira, dia 25 e estendem-se até 24 de novembro. São oferecidas, nos campi e núcleos universitários, 5.820 vagas em 115 opões de ingresso.

Além dos três novos cursos, o Vestibular de Verão apresenta outras novidades.

O curso de Engenharia Elétrica, por exemplo, que funcionava somente no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, agora também tem vagas em Caxias do Sul.

O curso de Engenharia Civil terá mais 50 vagas nos turnos tarde e vespertino e os cursos de Tecnologia em Fotografia e de Gestão da Qualidade serão oferecidos, pela primeira vez, no Vestibular de Verão. No Núcleo Universitário de Farroupilha, pela primeira vez, será oferecido o curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

Hospitalidade
A Cidade Universitária também terá a oferta de vagas para os cursos de Hotelaria (além de vagas no Núcleo de Canela) e de Turismo (com vagas também no Campus de Bento Gonçalves). Com a nova oferta desses dois cursos, mais a implantação de Tecnologia em Gastronomia, a Instituição promove a integração dos cursos de graduação da área de Hospitalidade com seu Programa de Pós-Graduação em Turismo, que desde 2001 tem a oferta do Mestrado em Turismo, na Cidade Universitária. “Trata-se de um programa articulado, permitindo ao aluno a formação continuada nesta área. A oferta de cursos novos vem atender a uma necessidade de formação de profissionais”, observa o pró-reitor.

Cursos de Tecnologia
Com mais três cursos de Tecnologia, a UCS amplia para 22 (entre cursos presenciais e a distância) a sua oferta nesta modalidade, que tem uma formação específica e a possibilidade de ser concluído em até três anos. A área da Informática, com a implantação do Sistemas para a Internet, terá seu primeiro curso de tecnologia oferecido na Cidade Universitária. O curso de Radiologia é o primeiro na modalidade na área da Saúde.

Inscrições
A taxa de inscrição, até 10 de novembro, é de R$ 40,00 e, após essa data, R$ 50,00. Os candidatos podem optar em substituir a nota da Redação da UCS pela nota da Redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio realizado nos anos 2008, 2009 ou 2010. A prova será realizada no dia 11 de dezembro, domingo, às 9 horas.

Tecnologia em Radiologia
O tecnólogo em radiologia atua nos diversos segmentos do setor radiológico, em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas e laboratórios, realizando exames radiológicos convencionais; auxiliando nos exames radiológicos contrastados; realizando procedimentos de aquisição de imagens médicas em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética Nuclear, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Convencional e Odontológica; manipulando, reconstruindo e processando imagens radiológicas com a utilização de técnicas digitais; processando películas radiográficas pelos métodos químicos, a laser e a seco; gerenciando serviços de radiodiagnóstico. Pode atuar também nos setores industrial, de medicina nuclear e de fabricação e distribuição de equipamentos hospitalares. São oferecidas 30 vagas para o curso de Radiologia, com funcionamento no vespertino e noite.

Tecnologia em Sistemas para a Internet
O tecnólogo nesta área atua em empresas, ocupando-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e Intranet. O profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da Internet. Atua, em especial, com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Também é responsável pela implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet nas empresas. O curso de Sistemas para Internet conta com 40 vagas e funcionamento no vespertino e noite.

Tecnologia em Gastronomia
O profissional da gastronomia com formação superior tecnológica poderá atuar nos diferentes segmentos que compõem o setor de alimentação: restaurantes comerciais e institucionais, hospitais, buffets, hotéis, caterings, navios, eventos, padarias, confeitarias, revistas especializadas, programas de televisão, área do ensino, entre outros do setor de entretenimento. Ele concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação. O curso de Gastronomia conta com 40 vagas, com aulas no vespertino e noite. As aulas práticas serão realizadas na Escola de Gastronomia UCS-ICIF, em Flores da Cunha.