A UEL abriu as inscrições para o Vestibular 2012, o exame será realizado nos meses de outubro e novembro deste ano.

As inscrições vão até 15 de setembro e podem ser feitas pelo site www.cops.uel.br. a taxa de inscrição é de R$ 100,00 até o primeiro dia útil após o prazo final para inscrição.

As provas da 1ª fase serão no dia 30 de outubro.
O resultado da 1ª fase e os convocados para a 2ª fase serão conhecidos no dia 7 de novembro.
A 2ª fase será realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro.
A lista de aprovados será divulgada no dia 17 de janeiro de 2012.

Este será o primeiro concurso obedecendo ao novo modelo, que pretende adequar a seleção de candidatos às Orientações Curriculares do MEC e às Diretrizes da Educação Básica do Paraná.

As mudanças ocorrerão na prova de Redação e na Prova de Conhecimentos Específicos, ambas na 2ª fase.

Na Redação, o candidato terá que demonstrar capacidades, como resumir, refletir, expor, nos textos produzidos, os quais serão em número de dois, três ou quatro. A Prova de Conhecimento Especifico será composta de 12 questões discursivas, divididas em três disciplinas, definidas pelos Colegiados dos Cursos de graduação.

Para a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Elaine Mateus, as disciplinas específicas demonstram a expectativa dos cursos quanto ao perfil desejado dos alunos. Outra novidade neste concurso é que a UEL oferecerá pela primeira vez provas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). No ato de inscrição, o candidato surdo deverá indicar a sua necessidade, no caso, a prova em Libras. As questões deverão ser interpretadas e transmitidas aos candidatos por meio de vídeo. Neste caso os estudantes farão as provas com auxílio de um computador.

Vestibular UEL 2012
Inscrições: 15 de agosto a 15 de setembro
1ª fase: 30 de outubro Prova de Conhecimentos Gerais: 60 questões objetivas
2ª fase: 20, 21 e 22 de novembro
1º dia – Prova de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Estrangeira, Redação: no mínimo 2 e no máximo 4 propostas, além de 20 questões objetivas de língua portuguesa e literaturas brasileira e portuguesa e 10 questões de língua estrangeira.
2º dia – Prova de Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná.
3º dia – Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Música.