Hoje, dia 16 de abril de 2012, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) libera as inscrições para o Vestibular de Inverno.  Aqueles que desejam concorrer a uma vaga terão um mês para se inscrever, a data de encerramento está definida para 16 de maio. Os interessados poderão realizar a inscrição, somente, pela internet no site da Comissão Permanente de Seleção da UEPG e será cobrada uma taxa de R$90,00 reais.
Serão disponibilizadas 721 vagas, em 38 cursos, distribuídas nos campi de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco. As provas ocorrerão nos dias 15 e 16 de julho no período da tarde, sendo que os locais de realização da prova só serão divulgados pelo site da UEPG entre os dias 9 e 15 de julho.
Os candidatos terão a possibilidade de solicitar o aproveitamento das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a sua nota final no processo seletivo. Poderá ser utilizada a nota do Enem 2009, 2010 ou 2011. A UEPG disponibiliza a opção de cotas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública e para negros também da rede pública.
As obras literárias que serão cobradas na prova de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, tanto do Vestibular de Inverno quanto do de Verão são:

Dom Casmurro, de Machado de Assis;
O Guarani, de José de Alencar;
Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector;
Muitas Vozes, de Ferreira Gullar;
Dois Irmãos, de Milton Hatoum.

Sobre o Vestibular de Verão que ocorrerá em 16 de dezembro de 2012 é importante que os alunos já estejam cientes que para se inscrever neste processo seletivo torna-se indispensável à participação no Enem 2012.