A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resolveu acabar com o vestibular e aderir ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que escolhe alunos para instituições públicas de ensino superior através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A instituição tomou a decisão na tarde desta terça-feira (19) através do seu  Conselho Universitário . Segundo o reitor da universidade Clélio Campolina, o fim do vestibular é resultado de estudos que a universidade vem realizando há no mínimo  três anos. Além disso, ressaltou que o SiSU dá possibilidade de haver  uma seleção mais democrática, aproximando o Brasil de um sistema adotado por vários outros países, que se utilizam do vestibular unificado.

Os alunos aprovados para cursos que terão início em 2013 não irão ser prejudicados. Já os estudantes que são candidatos para o vestibular de 2014 vão ter que fazer o ENEM para concorrer as vagas disponíveis na universidade. Apesar da mudança na forma de ingresso dos alunos, o sistema de cotas não sofrerá alterações, e no vestibular de 2014 terá 25% das vagas.

Somente os cursos que necessitam de provas específicas, como  teatro, belas artes e música, não irão ter disponibilidade no SiSU e terão edital próprio. Porém, o candidato deverá fazer a prova do ENEM e depois os testes de aptidão da faculdade. Com relação à perda da lucro que é obtido através da taxa de inscrição para o vestibular, o reitor afirmou que o dinheiro era utilizado para arcar com os custos para a realização do mesmo. Assim, a universidade não irá ter prejuízos com o seu término.

Com a decisão, a UFMG se torna mais uma universidade federal a adotar o ENEM como único critério de seleção. A grande maioria das 59 universidades federais já utilizam a nota do ENEM como forma de adesão, seja como primeira fase do vestibular ou como bônus na nota final. No entanto, a falha em algumas edições tem prejudicado a credibilidade do exame. Faculdades tradicionais, como Unesp e USPP, já afirmaram que só irão discutir a adoção do ENEM como método de ingresso dos alunos quando todos os problemas do exame forem solucionados.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]