A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá dar descontos totais ou de 50% na inscrição do processo seletivo que irá ocorrer no final deste ano.
O período disponível para se inscrever no Programa de Isenção de Taxa do Vestibular da UFMG iniciou no dia 2 de Abril, tendo duração até o dia 20 do mesmo mês. Os decontos variam, o aluno poderá ganhar isenção da inscrição ou pagar até 50% do valor da taxa. O processo seletivo irá ocorrer no final deste ano, mas o ínicio das aulas para os aprovados é no começo de 2013.
Para se inscrever é necessário que o aluno interessado tenha finalizado ou esteja cursando o último ano do ensino médio. Outra opção é estar fazendo o Curso de Educação de Jovens e Adultos ou estar cursando o Supletivo e comprovar a aprovação em pelo menos quatro matérias.
As incrições podem ser feitas tanto no campus da UFMG em Belo Horizonte, quanto pelo site da própria UFMG. O aluno que deseja concorrer a isenção da inscrição deverá responder todas as questões do Formulário Socioeconômico, imprimir uma folha que contém o endereço do destinatário e do remetente, e após isto preencher os dados e colar em um envelope tamanho ofícil, além de imprimir também o comprovante de inscrição que contém dados importantes que serão utilizados posteriormente. Outra parte essencial é providenciar as fotocópias de toda a documentação solicitada e adicioná-las no envelope. Tendo realizado todos os processos acima, é necessário enviar esse envelope em alguma Agência dos Correios, guardando o Comprovante de Postagem, pois em caso de algum problema no envio, este será a única forma de comprovar o correto encaminhamento.
Para ter conhecimento dos documentos solicitados e outras informações, veja o Edital completo.

O resultado do Programa de Isenção de Taxa do Vestibular da UFMG será publicado, a partir do dia 14 de julho de 2012. O aluno poderá acessar o site da universidade ou ligar em algum dos telefones: (31)3409-4408 ou (31)3409-6700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

É importante lembrar que para participar do Vestibular UFMG 2013, o aluno deverá estar inscrito no ENEM 2012. Só desta forma conseguirá concorrer nas duas etapas do processo seletivo da UFMG. Onde a primeira é composta pelas provas objetivas do ENEM e a segunda pelas provas específicas realizadas pela UFMG e complementada pela Redação do ENEM. Os descontos dados para inscrição na UFMG não possuem relação com a taxa cobrada pelo ENEM, para maiores informações sobre inscrições no ENEM 2012, favor acessar o site Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).