A Universidade Federal do Pará alterou a data do seu Processo Seletivo 2012. Diferentemente de como estava previsto a prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro e não mais no domingo, 4 de dezembro.

A decisão quanto à mudança foi tomada para que não houvesse coincidência de datas do Vestibular da UFPA com o vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), também agendada para o dia 4 de dezembro.

Outra novidade é referente ao horário da prova a ser aplicada pela UFPA, das 14h às 18h, também acompanhando o horário de aplicação da prova do Enem, o qual, desde seu primeiro ano se inicia às 13h.

Aos candidatos sabatistas que, por motivo de religião, não podem realizar a prova no sábado, no horário estipulado, será conferida a possibilidade de solicitarem condição especial para a realização do concurso a partir das 18h, da mesma forma como é feito com o Enem.

“Esses candidatos devem comparecer ao local de prova no horário estipulado, mas permanecem em retiro até o momento em que poderão iniciá-la, ou seja, às 18h”, afirma Marilucia Oliveira. Será disponibilizado no site do CEPS (http://ceps.ufpa.br/) um formulário eletrônico a fim de que os alunos que o forem se declarem sabatistas e solicitem essa condição de horário especial.

A previsão é que todos os candidatos que guardem o sábado possam realizar a prova no mesmo local, portanto, estes terão uma lotação específica, a qual será divulgada posteriormente, após a abertura do formulário eletrônico para esta solicitação. A diretora do CEPS chama, ainda, atenção ao fato de que o candidato sabatista que não solicitar o horário especial terá de realizar a prova no horário e local de prova comum a todos os demais candidatos.

Confira aqui o calendário.