A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), divulgou nesta sexta-feira (22 de novembro), que reservará cerca de 30% das vagas a partir de 2015 para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para instituições públicas de ensino através da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para este processo a universidade pretende adotar uma nota de corte, só serão aprovados os alunos que obtiverem a nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.

O restante do percentual será oferecido pelo vestibular. Com esta mudança, os candidatos poderão concorrer duas vezes no mesmo ano, tanto pelo sistema Sisu quanto pelo vestibular. Neste ano a instituição oferecerá cerca de 5.461 vagas em 89 cursos de graduação superior.

Vestibular

As provas do vestibular 2014 serão aplicadas em dias seguidos, a partir do dia 5 de janeiro de 2014, com o horário inicial de 8h30, nos respectivos locais e endereços que serão enviados aos participantes individualmente a partir do dia 11 de dezembro.

Todos os candidatos inscritos para o vestibular dos cursos de Teatro e Teatro Licenciatura deverão realizar uma prova de habilidades específicas, aplicadas na cidade de Porto Alegre, entre os dias 4 a 8 de novembro.

A instituição também mantém a reserva de vagas da política de ações afirmativas, que no caso 30% das vagas de cada curso estão reservadas. Através dela, cerca de 18.193 candidatos concorrem dentre as quatro modalidades (Ra, Rb, Rc e Rd) de ingresso.