UnB adotará SISU como processo seletivo

Notícias — Escrito por

A Universidade de Brasília (UnB) decidiu que vai adotar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como método de seleção dos alunos a partir de 2014. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (Cepeb/UnB), com 32 votos a favor, 6 contra e 2 abstenções. Desde outubro de 2012 uma comissão discute sobre essas mudanças no vestibular da faculdade.

O SiSU tem como intuito melhorar o sistema de ofertas de vagas em faculdades federais. Os candidatos utilizam sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer as vagas. Em 2013 foram mais de 1,9 milhão de inscritos e 101 instituições participantes.

A UnB utilizará o SiSU e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para preencher as vagas referentes ao primeiro semestre. A distribuição será feita igualmente pelos dois métodos de entrada. A universidade disponibilizou 50% de suas vagas para alunos que desejam ingressar utilizando sua nota do ENEM, com um total de 97 cursos para o primeiro semestre de 2014. As vagas restantes serão preenchidas pelos alunos da 3ª etapa do PAS. O vestibular será utilizado para ingresso nos cursos do segundo semestre.

De acordo com o reitor da universidade, Ivan Camargo, a UnB está tentando usar cada vez mais o SiSU como método de ingresso dos alunos para seus cursos superiores. Até este ano a faculdade só utilizou o SiSU para preencher as vagas remanescentes.

Com a adesão do SiSU, a faculdade passa a fazer parte da grande maioria de universidades federais que utilizam o ENEM como método de ingresso dos alunos em seus cursos superiores. A UnB deverá divulgar em breve um edital especificando as mudanças ocorridas.

As inscrições para o vestibular do segundo semestre desse ano foram abertas nesta quinta, 11, e irão se estender até o dia 25 desse mês. São oferecidas 4.219 vagas nos campi de Ceilândia, Darcy Ribeiro, Planaltina e Gama. As provas serão feitas nos dias 01 e 02 de junho deste ano.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente