A Universidade Estadual Paulista informou que 41% dos alunos que ingressaram na Instituição em 2012 eram provenientes da rede pública de ensino. Este valor representa um recorde em comparação com as edições anteriores.

O que tem impulsionado este crescimento foram os programas de incentivo a entrada e permanência dos alunos. Entre eles podemos citar o cursinho preparatório para o vestibular fornecido em seus campi, com o apoio do Governo Estadual.

Outras oportunidades oferecidas estão relacionadas à isenção de taxa de inscrição no vestibular para pessoas carentes, auxílio-aluguel, bolsas de estudos e acesso a moradias.

A pró-reitora, Sheila Zambello de Pinho, disse que a mudança no modelo das provas ajudou bastante. Eles focaram mais no método que avalia habilidades, parecido com o que é utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Foco não está direcionado somente nos conteúdos e sim no contexto diário e na aplicabilidade das informações que foram obtidas durante o ensino médio.

Para maiores informações sobre a Instituição, acessar o site da UNESP.