Unicamp: novo reitor e a postura sobre o ENEM

Enem, Vestibular — Escrito por

Novo Reitor

Na última semana, o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge tomou posse como reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já é a segunda vez que José é escolhido como reitor da instituição, que figura como uma das 50 melhores universidades do mundo. Sua posse foi anunciada pelo governador do estado Geraldo Alckmin. O mandato do reitor terminará em 2017.

ENEM e Vestibular

A respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Tadeu Jorge foi breve ao falar sobre o peso e relevância da prova. Segundo o novo reitor, a decisão sobre a importância da mesma caberá à Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares de Unicamp).  Mesmo assim, o novo reitor foi contra a substituição do processo seletivo pela prova do ENEM.
Sobre outro assunto recorrente do Vestibular, José foi favorável à ampliação do número de vagas oferecidas pela universidade, tanto nas provas tradicionais como no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). O programa cria vagas para estudantes da rede pública, oferecendo um curso preparatório por até 3 anos para, por fim, ingressarem na carreira desejada.

Cotas, Ensino Público e Enade

Outras medidas e posicionamentos que devem ser tomados até 2017, são sobre as políticas de cotas e sobre os bônus para estudantes do ensino médio da rede púbica –  Os alunos que forem autodeclarados negros, índios e pardos, assim como os estudantes do ensino público, deverão ter a assistência de vagas continuada e ampliada.

A não participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a criação de postos de vigilância, a fim de sanar o problema da segurança no campus, também foram citados e apoiados pelo representante máximo da instituição.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , ,

Comente