A Universidade Paulista (Unip) foi fundada em 1988, a partir da fusão de institutos de ensino, e pertence ao Grupo Objetivo. A Unip é credenciada e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2018, a instituição obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos (a nota máxima é 5).

Atualmente, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 700 pós-graduações, mestrados e doutorados nas áreas de Humanas, Biológicas, Exatas, da Tecnologia e da Saúde, nas modalidades presenciais e a distância.

A universidade nasceu na cidade de São Paulo e hoje já tem unidades no estado de São Paulo inteiro, além dos estados de Goiás, Distrito Federal e Amazonas. Ao todo são 27 campi, que integram 65 unidades, e mais de 900 polos de apoio ao ensino a distância.

Os campi contam com diversos laboratórios de informática, fotografia, rádio e TV, engenharia, arquitetura e da área da saúde e escritórios de assistência jurídica para o curso de Direito. Para as práticas dos cursos de Saúde, a Unip tem 90 clínicas de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Veterinária que atendem a comunidade.

Como usar a nota do Enem

Cada vez mais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta que dá acesso a diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas. Pela competência da prova, que cobra conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Redação, muitas faculdades utilizam sua nota para classificar os estudantes.

Com a nota do Enem, é possível se inscrever em universidades públicas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e universidades particulares, pelos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Afinal, é possível entrar na Unip com a nota do Enem?

Sim! Com a nota do Enem é possível ingressar na Unip se inscrevendo diretamente na instituição ou pelos programas Prouni e Fies, sem precisar prestar o vestibular próprio da Unip.

Como se inscrever na Unip com a nota do Enem?

É possível se inscrever diretamente na Unip com a nota do Enem no site da universidade ou pessoalmente em uma de suas unidades. No processo de inscrição, basta informar seus dados pessoas e suas notas do Enem.

Para poder usar a nota do Enem, o aluno deve ter realizado o exame a partir de 2009 e obtido, no mínimo, 300 pontos na redação e 300 pontos na prova objetiva. Nesse caso, não é preciso pagar taxa de inscrição e nem realizar o vestibular novamente.

Como conseguir bolsa 100% na Unip?

A Unip oferece diversas bolsas de até 100% por meio do seu vestibular próprio e concurso de bolsas. Para aqueles que desejam descontos com a nota do Enem, a Unip oferta o “Programa Desconto Especial pelo Enem”, um programa que oferece descontos na mensalidade de acordo com a nota do enem para os ingressantes em cursos de graduação presenciais.

De acordo com o último edital do programa, a quantidade de descontos é limitada e varia em cada unidade. Para garantir é preciso estar entre os primeiros inscritos. Veja como  funciona o desconto da Unip com nota do Enem:

  • Média de 300 a 449 – candidato elegível a descontos a partir de 32,5%;
  • Média de 450 a 549 – candidato elegível a descontos a partir de 35,0%;
  • Média de 550 a 649 – candidato elegível a descontos a partir de 37,5%;
  • Média de 650 a 749 – candidato elegível a descontos a partir de 40,0%;
  • Média igual ou maior que 750 – candidato elegível a bolsa de 100%.

Como entrar na Unip pelo Prouni?

Para ingressar na Unip com bolsa de estudo de 50% ou 100% pelo Prouni é preciso se inscrever no site do Prouni nas datas pré-definidas pelo MEC. O programa é voltado para estudantes de escola pública ou bolsistas integrais, de baixa renda e que ainda não tenham concluído o ensino superior.

Para concorrer, o candidato deve ter feito, no mínimo, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. O percentual de desconto de 50% ou 100% depende da renda familiar por pessoa. Os estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem concorrer a bolsas integrais (100%). Já os candidatos com renda superior a 1,5 e menor que 3 salários mínimos por pessoa, são elegíveis às bolsas parciais (50%).

Além disso, cada curso tem sua nota de corte, ou seja, a nota mínima exigida do candidato para que ele possa concorrer à vaga. A nota de corte varia a cada ano, em média, ela é 550 pontos.

Como entrar na Unip pelo Fies?

A Unip também participa do Fies, o programa de financiamento estudantil do governo. No Fies, os estudantes pagam o curso depois de formados. O programa tem três modalidades e seus pré-requisitos variam de acordo com a renda familiar.

As inscrições são feitas no site do Fies em datas pré-estabelecidas. Podem se inscrever estudantes com ou sem ensino superior completo e com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa.

O candidato do Fies deve ter feito o Enem a partir de 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos, além de não ter zerado a redação. O Fies também tem nota de corte, que é, em média, 550 pontos na Unip.

Outras faculdades que dão descontos nas mensalidades

Além da Unip, várias outras faculdades privadas aceitam a nota do Enem e ainda oferecem descontos em suas mensalidades. A vantagem é que com a nota do Enem não é preciso realizar o vestibular novamente.

Mas, se lembre que sempre é preciso pesquisar sobre a faculdade e ver suas avaliações no MEC. Se interessou? Então, confira estas faculdades bem avaliadas pelo MEC que dão descontos com a nota do Enem:

E você, já decidiu qual graduação quer fazer? Conta pra gente nos comentários!