Em janeiro deste ano, MEC divulgou a abertura de um novo projeto chamado Universidade Livre, que propõem disponibilizar vídeo aulas e palestras elaboradas em universidades públicas. A data de lançamento do projeto ainda não foi decidida e por enquanto ainda está sendo planejado.

O projeto inicial foi divulgado no dia 16 de janeiro deste ano pelo ministro da educação, Aloízio Mercadante, durante a visita ao Brasil do professor mundialmente conhecido Salman Khan.

No início do projeto o ministro da educação propôs que o projeto ainda estava em fase de desenvolvimento e estudo e que seria lançado ainda no primeiro semestre de 2013. O governo ainda decidiria qual a melhor plataforma que seria utilizada para disponibilizar todo o conteúdo aos estudantes.

Em agosto, foi divulgado que o projeto ainda está sendo elaborado utilizando a sinergia entre representantes de universidades federais, órgãos governamentais e secretarias. Segundo o Ministério da Educação (MEC) o projeto ainda não tem data definida para ser lançado, por enquanto ele está sendo desenvolvido dentro da Secretária de Educação Básica.

Parceiros

Três universidades estaduais já seguem os modelos americanos de aulas online, as universidades já disponibilizam vídeo aulas e palestras que ocorrem dentro da universidade através de um site de livre acesso.

A USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) já disponibilizam em sites específicos conteúdos como livros online e vídeo aulas.

  • http://eaulas.usp.br – (USP)
  • http://unesp.br/unespaberta – (Unesp)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também é pioneira, porém foi a última dentre as 3 a participar do projeto. Em Abril deste ano ela lançou a página www.ggte.unicamp.br que contém os conteúdos de aulas online e palestras.