O Conselho Universitário (Consun) da Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu por unanimidade na última sexta-feira, 13 de junho, que o seu vestibular tradicional será substituído pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O próximo vestibular da Universidade não sofrerá alteração, a mudança entrará em vigor em 2016.

O processo seletivo da UPE era composto 40% pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 60% pelo vestibular tradicional. A partir de 2016 passará a ser 50% pelo SSA e 50% pelo SiSU.

Segundo o Consun, a Universidade aderiu à mudança pensando na melhoria da educação básica Pernambucana e ao acesso as universidades brasileiras pelo SiSU.

O vestibular contará com duas fases, sendo a primeira composta pelas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), inclusive a redação, e a segunda constituída pelas provas específicas da UPE.

10% das vagas do SSA e do SiSU serão destinadas ao sistema de cotas, voltado aos estudantes das escolas públicas de Pernambuco.

O SiSU é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições de ensino superior que tem como objetivo oferecer vagas aos cursos de graduação por meio do ENEM.