As Vantagens de Participar do ENEM

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já faz parte da vida de todo estudante brasileiro. Criado para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem passou por uma grande reformulação até chegar ao modelo de hoje: dois dias de provas, 180 questões objetivas em quatro áreas do conhecimento e uma redação.

O Enem pode ser usado para participar de vários programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, além de outras vantagens. Saiba mais!

 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Mais de 130 instituições públicas de ensino superior participam do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

O Sisu usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País. São duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre.

Para se inscrever, não é necessário cumprir requisitos de renda. Basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação.

 

ProUni

A participação do aluno no Enem é indispensável para conseguir uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni. Além disso, o aluno deve obter um bom desempenho na prova. Os alunos de baixa renda têm neste programa a possibilidade de serem beneficiados com bolsas integrais ou parciais no seu curso superior.

As inscrições acontecem duas vezes por ano, logo após sair o resultado do Sisu. Além de cumprir requisitos de escolaridade e renda, é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Veja algumas faculdades que costumam participar do ProUni:

 

FIES

Uma outra vantagem de participar do Enem é por poder concorrer a uma vaga pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).  programa ajuda a pagar a faculdade particular com empréstimo estudantil a juros baixos e prazo longo para pagar.

Além de cumprir os requisitos de renda, quem quiser participar do processo seletivo do FIES precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação. As inscrições abrem duas vezes por ano.

 

Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Quem interrompeu os estudos por alguma razão e não concluiu o ensino médio em uma escola regular pode usar o Enem para comprovar esse grau de escolaridade. É necessário marcar essa opção ao se inscrever para o Enem e cumprir alguns requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos completos até o dia da primeira prova
  • Obter pelo menos 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e  500 pontos na redação. U

 

 

Veja também:

Descubra que nota você precisa ter pra passar no Enem

Vai fazer o Enem?  Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , , , , , ,

Comente