Tipologias Textuais
Consiste em descrever as características que compõem um determinado objeto, ambiente, paisagem ou pessoa, lembrando que, esta última pode ser descrita/caracterizada, pelo seu lado físico, psicológico ou por suas ações.
Difícil separar descrição de narração, pois o que é narrado se desenvolve em um espaço que possui uma funcionalidade e que, por sua vez, envolve personagens devidamente caracterizadas. A descrição do espaço e das personagens nele envolvidas constituem uma forma narrativa.
Dizemos isto, porque é comum, que características opostas das personagens revelem o conflito de uma narrativa, bem como, a descrição do espaço pode revelar traços psicológicos das personagens.
Narração: consiste em contarmos um ou mais fatos, reais ou imaginários, que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certas personagens. O processo narrativo é dinâmico, pois está sujeito a transformações, expressas em equilíbrios e desequilíbrios.
Os elementos básicos são: enredo, narrador, personagens, tempo, espaço e conflito.
N.B: toda narrativa possui introdução, desenvolvimento e conclusão.
Dissertação: consiste na exposição de nossas idéias, nossas opiniões, nossos pontos de vista, seguidos de argumentos que os comprovem.
Para se escrever um texto dissertativo é necessário ter conhecimento sobre o asssunto e assim, tomar uma posição crítica com relação a ele. Para a formação de nossa opinião, precisamos nos munir de dados, informações, idéias e, também, opiniões de pessoas relacionadas diretamente com assunto.
A estrutura básica da dissertação se apresenta da seguinte forma:
Introdução: apresentação do assunto e das questões referentes a ele;
Desenvolvimento: momento em que idéias, conceitos e informações serão desenvolvidos;
Conclusão: retomada do assunto associado a uma avaliação final.
Fonte: apostilas.netsaber.com.br/apostilas/984.doc